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Fed: discurso de Jerome Powell sobre política monetária dos EUA

O dólar comercial fechou em alta de +0,88%, cotado a R$ 5,503

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de 2,10%, cotado a 110.203,77 pontos.

No entanto, o analista explicou que a expectativa era bastante elevada e não conseguiu entregar o que o mercado esperava, logo, acabou recebendo uma pressão muito forte em relação ao preço do papel.

De acordo com o calendário, as companhias começam a publicar seus balanços trimestrais em fevereiro e seguem até o final de março.

No Brasil, a agenda contou apenas com a divulgação de dados da confiança da indústria em janeiro. Segundo a FGV (Fundação Getulio Vargas), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) perdeu 1,7 ponto no mês, para 98,4 pontos, mínima desde julho de 2020 (89,8).

Estima-se que a avaliação tenha dobrado no ano passado, disse uma das duas primeiras fontes.

– Índice Geral: 0,66%

O governo estima que a capacidade instalada para geração de energia elétrica aumentará 37% nos próximos dez anos, alcançando 275 gigawatts (GW) em 2031, com as fontes eólica e solar ganhando espaço na matriz enquanto a hídrica terá sua fatia reduzida a menos de 50%.

O analista da Benndorf Research, Filipe Borges, disse que os gráficos de Vale (VALE3) e Usiminas (USIM5) estão favoráveis para subir. “Vejo boas expectativas para Vale nos próximos dias com possibilidade sim de voltar para a casa dos R$89”, avaliou durante participação na programação da BM&C News.

Em comunicado, a empresa avalia que, depois de 2021, “não deve mais haver dúvida sobre a viabilidade e rentabilidade dos veículos elétricos”.

O chamado subíndice de expectativas econômicas do Ifo avançou de 92,7 pontos em dezembro para 95,2 pontos em janeiro. Já o subíndice de condições atuais piorou no mesmo período, de 96,9 a 96,1 pontos.

Como mudar?

Confira a análise completa no vídeo abaixo:

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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