Por outro lado, as encomendas externas recuaram 3%. Na comparação anual, as encomendas totais registraram expansão de 5,5% em dezembro, informou a Destatis.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,04%, a 5.627,96 pontos.

Depois de abrir em alta, o índice mudou de direção e agora tem queda. Às 17h16, o principal índice da B3 cedia 0,15% aos 111.729 pontos.

Às 12h48, o principal índice da B3 desvalorizava 0,82% aos 112.305 pontos.

“Espera-se que os acordos tenham papel relevante na melhoria operacional da Samarco, bem como na retomada plena de sua capacidade produtiva”, disse a Samarco em nota.

Vale (VALE3) subiu 0,56%. Já as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) caíram 1,79% e 1,46%, respectivamente.

O primeiro mês de 2022 foi positivo para o Ibovespa. O índice teve uma alta de quase 7% (6,98%) no mês de janeiro, registrando, assim, a sua melhor performance mensal desde dezembro de 2020.

“Diferentemente de 2021, em 2022 podemos andar com condições financeiras ainda apertadas, níveis de incerteza econômica acima do usual. Difícil falar em grande apreciação ou depreciação da taxa de câmbio”, afirmou Jarra.

O lucro líquido das Indústrias Romi (ROMI3) no quarto trimestre de 2021 ficou em R$ 54,7 milhões, uma queda de 36,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Confira a análise na íntegra:

Em participação ao BM&C News, o analista ressaltou uma vertente importante da companhia, que é a receita de serviços, que cresceu até mais que as vendas de iPhone. “Um destaque do balanço é a receita de serviços com 24% de crescimento”.

O Santander divulgou nesta quarta-feira (2) que teve lucro líquido de 2,28 bilhões de euros no quarto trimestre de 2021, múltiplas vezes maior do que o ganho de 227 milhões de euros apurado em igual período de 2020.

Petrobras (PETR3;PETR4)

Um dos processos administrativos mira Claro, Oi Móvel e Telefônica Brasil. O caso foi movido pela Sencinet Brasil Serviços de Telecomunicações Ltda., antiga BT Brasil Serviços de Telecomunicações Ltda.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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