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O FMI publicou na última terça-feira (12) que a projeção do PIB brasileiro em 2021 passou de 5,3% para 5,2% e de 1,9% para 1,5% em 2022. Segundo o relatório, um dos motivos para a redução é a inflação alta.

A Opep+, uma aliança entre a Opep e outros produtores liderados pela Rússia, concordou este mês em manter seu plano de aumento de produção de 400.000 bpd para novembro, à medida que gradualmente desfaz os cortes de produção impostos para apoiar os preços anteriormente baixos.

O atual aumento da inflação não é isento de riscos, é claro, mas comparações com a estagflação dos anos 1970 — um período de alta inflação e desemprego combinados a pouco ou nenhum crescimento — parecem sem fundamentos.

No acumulado do ano, o superávit da balança comercial é US$ 58,504 bilhões. O valor representa uma alta de 38,8% pela média diária, na comparação com o período de janeiro a outubro de 2020.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha subiu 4,1% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2020, de acordo com a leitura final do indicador divulgada nesta quarta-feira, 13, pela Destatis, a agência oficial de estatísticas do país. O número veio em linha com a leitura preliminar e também com o esperado por analistas consultados peloThe Wall Street Journal.

* Os cafeicultores da Colômbia, segundo maior produtor mundial de arábica, não entregaram cerca de 1 milhão de sacas de grãos este ano, ou quase 10% da safra do país, deixando exportadores, comerciantes e torrefadores enfrentando grandes perdas, disseram fontes da indústria à Reuters.

Na sua avaliação, os mercados emergentes estão removendo com maior rapidez estímulos a empresas e famílias devido ao risco de perder a ancoragem de expectativas de inflação e diante de condições financeiras mais apertadas.

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“Níveis de dívida sustentáveis ​​são vitais para a recuperação econômica e redução da pobreza”, acrescentou.

Ibovespa opera em alta mesmo com inflação americana no radarChefe do FMI espera que membros atinjam meta de transferir US$100 bi em reservas a países vulneráveisA Totvs encerrou o segundo trimestre de 2021 com lucro líquido de R$ 78,643 milhões, alta de 35,6% ante o período de abril a junho de 2020, considerando mais um trimestre com “equilíbrio entre crescimento e rentabilidade”. No mesmo intervalo, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) somou R$ 187,476 milhões, alta de 36,5% sobre a mesma base de comparação do ano passado.

Seguindo queda do minério de ferro, Vale (VALE3) recua 2%, CSN (CSNA3) -0,78% e Usiminas (USIM5) -0,97%. Já Gerdau (GGBR4) avança 2,25% e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) +1,52%.

REUTERS/Washington AlvesO governo e a reguladora Aneel estudam como tratar um descasamento financeiro apontado por distribuidoras de energia, que alegam que a bandeira tarifária “Escassez Hídrica” não será suficiente para cobrir todos os custos que o país teve para garantir segurança energética, afirmou nesta quarta-feira a secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Dadald.

A receita de sua unidade de banco de investimento, que compreende negócios de consultoria, foi de 2,85 bilhões de dólares, em comparação com 1,71 bilhão de dólares um ano atrás.

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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