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Na agenda de resultados, os principais destaques serão Méliuz (CASH3), Braskem (BRKM5), Localiza (RENT3), entre outros. Ontem, a Eletrobras (ELET3) reportou Ebitda de R$ 11,4 bilhões, queda de 18% em relação ao ano anterior.

A crise do SVB, apesar de alguma semelhança com a crise de 2008, difere na sua causalidade. O SVB é considerado um banco para empresas de start-ups e tecnologia, que depositavam e levantavam recursos nesse banco regional. Com a subida de juros protagonizada por Jay Powell, essas mesmas empresas de tecnologia começaram a sentir o baque, iniciando um processo de obtenção de funding (resgate) de suas poupanças junto a esse banco. Não obstante, os recursos recebidos pelo SVB eram largamente depositados em títulos do tesouro dos EUA. Notem o descasamento entre ativos e passivos (descasamento de Duration).

Bolsa de Valores Brasileira. Foto: Reprodução, Divulgação

Ibovespa. Foto: Reprodução, Agência BrasilO Ibovespa opera em alta nesta segunda-feira (21), acompanhando o clima positivo dos mercados internacionais, à medida que diminuem os temores de uma nova crise financeira provocada pelo colapso de vários bancos.

No entanto, a grande questão é que parte da crise causada nos bancos pequenos e médios dos Estados Unidos, é justificada pela alta dos juros impostas pelo Federal Reserve. Na tentativa de diminuir a inflação nos Estados Unidos.

O auxílio de bancos norte-americanos ao First Republic e o empréstimo feito pelo Credit Suisse no Banco Nacional da Suíça levaram as apostas para a próxima reunião de política monetária do Federal Reserve estacionarem em uma elevação de 25 pb. De acordo com o CME Group, a probabilidade de um leve aumento nessa magnitude pelo Fed está em 87%, contra 12% pela manutenção da atual taxa.

“Não há nada que justifique ter 8% de taxa de juros real, acima da inflação, quando não há demanda explodindo e, de outro lado, no mundo inteiro, há praticamente juros negativos. Nós acreditamos no bom senso e que a gente vá, com a nova ancoragem fiscal, superar essa dificuldade”, disse.

5. Existe alguma espécie de auditoria?

No Brasil, o principal indicador será o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro. O consenso do mercado está em variação de 0,80% no período, levando a inflação brasileira dos últimos 12 meses a atingir 5,54%. No mês passado, o IPCA alcançou 5,77%.

Quando falamos de gerência, diretoria e conselho administrativo, temos um percentual muito menor de mulheres ocupando esses cargos. Progredir menos na carreira vai impedi-las de ganhar mais, o que tem impacto sobre o valor que sobra para investir.

Fonte: Site de RI da TrisulComentários SmallCaps: Trisul vem sofrendo, talvez mais do que seus pares, com um cenário econômico e competitivo mais desafiador. Suas vendas e margens vem caindo e endividamento aumentando. Porém, sempre soube se adaptar e superar suas adversidades.

Iochpe-Maxion (MYPK3) – Os analistas da XP consideraram os resultados do quarto trimestre da companhia fracos, refletindo a “fraca sazonalidade na indústria automotiva no 4T, que levou a um desempenho de rentabilidade mais fraco durante o trimestre”. “Embora as matérias-primas tenham contribuído para um 1,5p.p. ganho de margem vs. 3T22, esse efeito não foi suficiente para compensar a desalavancagem operacional após a sazonalidade mais fraca no 4T (salários e serviços impulsionando o mesmo efeito de margem de 1,5 p.p., mas na direção oposta)”, disse a instituição financeira, que reiterou a recomendação neutra.

“O Brasil não tem uma inflação de demanda, pelo contrário, nós precisamos é estimular a economia. O mundo inteiro passa por um momento mais difícil.Hoje,grande parte dos países do mundo tem juros negativos. [A taxa estando a] 8% acima da inflação, isso acaba dificultando consumo, atrasa investimento e onera o fiscal. Nada pior para o fiscal do que isso, porque metade da dívida [do governo] é Selic. Então, acreditamos no bom senso e que vamosterredução da taxa de juros”, afirmou, acrescentando que cada 1% da taxa Selic gera R$ 25 bilhões de custos para o governo, por ano.

Confira o release completo da Cury clicando aqui.

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Prefeitura de Jardim de Angicos
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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