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O que determina o aumento do teto é essencialmente uma decisão política e é aí que reside a grande incerteza.

No novo texto, o relator do projeto, Cláudio Cajado, retirou o aumento automático de 2,5% acima da inflação das despesas em 2024, que agora dependerá da elevação da arrecadação. A alteração, que era o ponto de maior tensão, deve ser bem recebida pelo mercado.

Plataforma Mapa das organizações da Sociedade Civil (OSC);A importância do terceiro setor para o PIB no Brasil e em suas regiões;BISC – Dados completos do investimento social corporativo brasileiro analisados ao longo do ano.*Sheila Cristina Tolentino Barbosa é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Ipea e Professora efetiva do departamento de Gestão de Políticas Públicas da UnB

O fato é que, já há algum tempo que o Ocidente, principalmente o G7, não tem lutado contra os inimigos reais da humanidade – miséria, fome, analfabetismo, poluição e degradação ambiental – mas tem-se dedicado a uma radicalização ideológica sem sentido, abandono de uma ação coletiva na erradicação destes inimigos e a preservação do status quo. O mundo, atualmente, enfrenta problemas como 800 milhões de estudantes desqualificados entrando no mercado de trabalho e 400 milhões de crianças, abaixo de onze anos de idade, que não sabem ler. Os governos, ao invés de adotarem medidas de maior inclusão digital, pouco fizeram, estabelecendo uma nova linha de divisão nas sociedades: os digitalmente ricos e os pobres. A Cúpula do G7 somente alcançará êxito se, de fato, os países mais ricos se comprometerem a contribuir substancialmente – e com ousadia – para o crescimento econômico global.

IndicadoresNo Reino Unido, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) atingiu a marca de 8,7% em abril na comparação anual, caindo em relação a março (10,1%), conforme mostrou o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS). O resultado, entretanto, foi maior do que as expectativas dos investidores, que aguardavam 8,3% no período.

Segundo o Fisco, o processo transcorreu de maneira “tranquila e dentro da normalidade”.

A partir destes aportes, juntando com os juros compostos dos seus rendimentos, aí sim vai virar uma “bola-de-neve” de ganha-ganha! Essa é a chave do sucesso.

O acumulado em 12 meses ficou em -4,63%, a maior queda da série histórica para esse indicador. Na relação com abril de 2022, o índice teve alta de 2,08%.

“Eu não acredito nesta teoria, pois creio sempre em estratégia e estatísticas. Se o investidor tem um sistema, ele faz um backtest e cria as suas estatísticas. E então aplica na realidade”, aponta o trader.

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 3,12% e, em 12 meses, de 4,07%, abaixo dos 4,16% registrados nos 12 meses anteriores. Em maio de 2022, a taxa foi de 0,59%.

A receita líquida, por sua vez, apresentou leve alta de 0,9% na comparação anual, de R$ 292,8 milhões para R$ 295,5 milhões.

Por ora, dado que o Tesouro americano não pode ultrapassar o teto de endividamento, ele fica restrito em realizar novas emissões de dívidas e tem tomado medidas extraordinárias, usando a chamada Treasury General Account, que permite a ele pagar as despesas do governo até que se resolva essa situação.

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Prefeitura de Jardim de Angicos
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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