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Bolsa de valores de São Paulo (SP) – REUTERS/Amanda PerobelliOIbovespateve forte volatilidade e encerrou o pregão em queda nesta quinta-feira (28), com o mercado reagindo à alta da Selic para 7,75% ao ano feita pelo Copom. Além disso, dados econômicos e o cenário político também favoreceram para a variação da bolsa.

Ainda assim, o órgão ligado ao governo do Estado vê alta de 5% no volume em relação à temporada passada. A expectativa para a área foi mantida em 5,62 milhões de hectares, alta de 1% no ano a ano.

O S&P 500 caiu 0,51%, para terminar em 4.551,68 pontos, enquanto o Nasdaq fechou praticamente estável, em 15.235,84 pontos. O Dow Jones caiu 0,74%, para 35.490,69 pontos.

O bitcoin recuava nesta quarta-feira para uma mínima em quase duas semanas, ampliando as perdas desde que atingiu um recorde na semana passada, mas ainda a caminho do seu melhor mês desde fevereiro.

Outro ponto de destaque é a divulgação do balanço do Santander. O papel do banco (SANB11) aponta alta de 1,00%, a R$ 35,42.

Isso porque, devido a alta, que por consequência aumenta os custos do produto, o dilema enfrentado esse ano vai ser entre repassar os custos ao consumidor final, que está com seu poder de compra abalado devido a hiperinflação, ou aquecer as vendas e apostar nos grandes descontos, que são característicos dessa época do ano.

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O índice pan-europeu STOXX 600 tinha queda de 0,71%, a 471,80 pontos.

Vale lembrar que a participação da Highline ocorreu devido a certas mudanças nas regras do edital. Essas alterações permitiram a empresa possa começar a operar 5G em cidades menores. Sendo assim, a agência abriu uma exceção para os blocos de cobertura regional.

Já o Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado somou R$ 144,7 milhões no trimestre, cresimento de 8,9% na comparação anual. 

Já os papéis da Dexco (DXCO3) registram forte queda de 5,55% e Movida (MOVI3) cai 2,40% após divulgação do balanço trimestral.

Já a receita líquida do Assaí ficou em R$ 10,8 bilhões, avanço de 17,5% em comparação com o mesmo período de 2020. 

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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