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Outro destaque é a privatização da Eletrobras. O BNDES agendou a audiência pública para a quarta-feira (05). A companhia deve pagar R$ 25 bilhões à União.  

Por outro lado, Viviane afirmou que por estarmos falando de um ano eleitoral, é mais complicado, sobretudo, destacou que não imaginávamos encerrar o ano com juros tão elevados. “É um ano mais complicado, em razão do cenário macroeconômico como um todo, não tínhamos uma expectativa desde 2021 para fechar o ano com um alta do juros em um patamar de 9%”.

O Ibovespa opera em queda, nesta segunda-feira (23), mesmo em meio a um clima positivo nos mercados externos no primeiro pregão de 2022.

Na última edição do Boletim Focus, um relatório semanal de projeções publicado pelo BC, a projeção dos economistas para a taxa Selic em 2022 subiu de 11,25% ao ano para 11,50%. Enquanto isso, as estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador de inflação do Brasil, ficaram em 5,02% após 20 semanas em alta.

O primeiro deles é o aumento da inflação e das taxas de juros no Brasil. O BTG destaca que as empresas de serviços financeiros, como bancos e seguradoras, estão entre as poucas que ganham com o aumento das taxas, pelo menos no curto prazo.

No exterior, o dólar saltava 0,56% contra uma cesta de divisas de países ricos.

Confira os destaques desta segunda-feira:

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,40%, a 27.730,32 pontos.

Os analistas, no entanto, aconselharam os participantes do mercado a moderar suas expectativas de demanda por matérias-primas para a produção de aço, especialmente com os feriados do Festival da Primavera chinês que se aproximam e as Olimpíadas de Inverno de Pequim no mês que vem, quando as siderúrgicas restringirão as operações.

Quais são as expectativas para 2022 no Brasil?De acordo com Roberto Vertamatti, diretor da Associação Nacional dos Executivos de de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), a Selic deve se manter “lá em cima” em 2022. Para o especialista, o Copom deve repetir o aumento de 1,5 ponto percentual na próxima reunião, nos dias 1 e 2 de fevereiro, e continuar elevando os juros ao longo dos meses. Assim, a taxa deve encerrar o próximo ano entre 12% a 13%.

O saldo comercial de 2021 foi o melhor da série histórica iniciada em 1989, embora tenha vindo abaixo do valor projetado pelo governo. A expectativa mais recente da pasta, divulgada em outubro, indicava superávit comercial de 70,9 bilhões de dólares no ano. Ainda assim, o resultado do ano passado foi 21,1% melhor do que o observado em 2020, quando o superávit ficou em 50,393 bilhões de dólares.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, a compensação fiscal não foi necessária, pois se trata de prorrogação de benefício já existente. O órgão citou uma orientação nesse sentido emitida pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No entanto, o Executivo precisou editar uma medida provisória revogando a necessidade de a União compensar o valor da desoneração.

“A sanção presidencial, assim, será relevante para promover o empreendedorismo e o desenvolvimento dos micro e pequenos empreendedores, especialmente aos que atuam com transporte de cargas”, afirmou a Secretaria-Geral da Presidência da República.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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