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Desse modo, a companhia que detém sede em Santiago, saiu do processo de recuperação judicial em novembro. Agora, está tentando reduzir a relação dívida/lucro ao mesmo tempo em que expande as rotas de sua rede.”Temos uma boa oportunidade para o mercado reconhecer e entender melhor a nova Latam”, disse Alfonsín. “Em 2024, é provável que comecemos a abordar a questão do financiamento”, completou.

Ilustração pirâmide financeira. Foto: Reprodução, DivulgaçãoMuito provavelmente você já ouviu falar em pirâmides financeiras, nos últimos anos essa prática está cada vez mais comum no mercado. O dinheiro rápido e fácil como promessa, pode parecer muito tentador, no entanto, isso é apenas uma tática dos criminosos para atrair as vítimas.

“O setor bancário da zona do euro é resiliente, com fortes posições de capital e liquidez. Em todo caso, nosso kit de ferramentas de políticas está totalmente equipado para fornecer suporte de liquidez ao sistema financeiro da zona do euro, se necessário, e para preservar a transmissão suave da política monetária.”

1. Maior economia.A despeito dos receios, a economia americana ainda é a maior do mundo, representando 25% do PIB global. As projeções variam, mas de acordo com essa fonte do gráfico abaixo, estima-se que a China possa passar os EUA somente em 2030.

A cotação do bitcoin está acima dos US$ 28 mil. Na última semana, no período marcado pela nova crise bancária, o bitcoin já avançou 28%; no ano, a valorização já totaliza 70%.

Silicon Valley Bank (SVB).Foto: Reprodução, DivulgaçãoNo último domingo (12), o Federal Reserve (Fed) anunciou a criação de um programa de emergência para tentar conter os efeitos do colapso do Silicon Valley Bank (SVB) sobre o sistema bancário dos Estados Unidos.

O EIXO DO MALVoltemos à guerra de 2003, de imediato, começou com a afirmação de que o Iraque fazia parte de um eixo do mal, composto por estados terroristas, criminosos, por isso párias, e a prova dessa condição estava em que desenvolvia armas de destruição em massa, no caso armas químicas, sobre as quais agentes de inteligência tinham obtidos informações que nunca foram comprovadas. Mas Bush não estava preocupado com essa situação. Desejava colocar sobre o seu controle aquela área do Oriente Médio, bem como da Ásia, que permitiria apostar na contenção dos inimigos que viriam, mas errou na dose no Iraque, tanto quanto errou no quinhão dado aos afegãos.

O consenso do mercado prevê a criação de 205 mil vagas de emprego em fevereiro. No mês passado, houve 517 mil vagas de trabalho novas, o que surpreendeu os investidores. A taxa de desemprego, por sua vez, está prevista para se manter estável em 3,4%.

O acordo foi negociado antes da reabertura dos mercados para negociações na segunda-feira, depois que as ações do Credit Suisse registraram seu pior declínio desde a pandemia do coronavírus. As perdas ocorreram apesar do empréstimo de US$ 54 bilhões concedidos pelo banco central suíço na semana passada.

Cenário Corporativo3R Petroleum (RRRP3) – A petroleira comunicou que a Petrobras (PETR3; PETR4) ratificou a continuidade do processo de transição do Polo Potiguar. A companhia negocia a compra do ativo junto à estatal, que recentemente teve seu programa de desinvestimentos suspenso por 90 dias.

Fonte: Site de RI da TrisulAqui, um ponto de atenção importante: dívida líquida subiu de R$ 454mm para R$ 594mm apenas em 1 trimestre, atingindo 45,4% do PL, refletindo a evolução das obras. Trata-se de uma das maiores dívidas da Trisul dos últimos anos.

Positivo (POSI3) – Afabricante de computadores e celularesapresentou receita bruta de R$ 5,867 bilhões em 2022, crescimento de 47% na relação com 2021 e um resultado recorde para a companhia. O Ebitda totalizou R$ 242 milhões entre os meses de outubro e dezembro do ano passado, resultado 162% maior do que o valor apurado no 4T22, enquanto o lucro líquido subiu 227%, para R$ 137 milhões.

OInvighté uma rede social focada em conectar os usuários com o mercado, tendências e notícias do mundo que impactam diretamente nos investimentos.

No entanto, a relevância do País, há muito associada somente à questão ambiental, é baixa. E isto se deve à reduzida estatura das lideranças que o Brasil tem tido ao longo de sua história. O País nunca produziu um estadista de estatura internacional, com conhecimento efetivo da pauta global. Diante dessa fragilidade, o País nunca se qualificou a ser chamado – de modo sério – a ter uma participação efetiva na condução da governança global.

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Prefeitura de Jardim de Angicos
 
eSIC

Regulamentação da LAI

eSic - Regulamentação da LAI

Explicação da LAI

A Lei de Acesso à Informação (LAI) - lei nº 12.527/2011 - regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.
Os pedidos de informações devem ser realizados nas instalações físicas ou através da Ouvidoria deste site. Preenchendo o formulário o cidadão receberá um número de protocolo e poderá acompanhar a tramitação do seu pedido de informação.

A LEI estabelece também um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções de acesso à informação dos sites dos órgãos e entidades públicas. Além da publicação das informações exigidas, os órgãos podem divulgar outros dados de interesse público por iniciativa própria, ou seja, de forma proativa.

Portanto, antes de apresentar um pedido de acesso, é importante que você verifique se a informação desejada já está disponível na seção de Transparência deste site ou se ela já foi publicada como resposta a uma outra solicitação de informações realizada anteriormente através da OUVIDORIA deste site, que é o e-SIC (Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão) desta Entidade.

Perguntas frequentes FAQ

A Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009, alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal no que se refere à transparência da gestão fiscal. A Lei inovou ao determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em meios eletrônicos de acesso público.

As informações poderão ser solicitadas nos Serviços de Informações ao Cidadão (SICs), que serão instalados em cada órgão público. A lei também determina que seja concedida ao cidadão a opção de solicitar os dados pela internet. Podem ser usados, também, outros meios, tais como: como carta, e-mail e telefone, conforme disposto em ato administrativo do ente público.

Não serão prestadas aos cidadãos informações consideradas sigilosas, tais como assuntos secretos, assim como informações pessoais dos agentes públicos ou privados. Nesses casos, o órgão é obrigado a justificar o motivo para não fornecer o dado.

Não é preciso apresentar nenhum tipo de justificativa para a solicitação de informações.

A lei determina que os órgãos públicos criem centros de atendimento dentro de cada órgão chamados de SICs (Serviços de Informação ao Cidadão). Esses centros precisarão ter estrutura para atender e orientar o público quanto ao acesso a informações de interesse coletivo como, por exemplo, tramitação de documentos, processos de licitações e gastos públicos.

Não. As informações são disponibilizadas sem qualquer tratamento de dados. Não é feito qualquer controle de limitação ou restrição. São as mesmas informações registradas na contabilidade da Entidade Pública.

Todo cidadão pode consultar os dados do Portal da Transparência. Não há necessidade de senha ou autorização para acessar utilizar o sistema. O sistema tem acesso amplo e liberado, sem qualquer restrição para consulta.

Para atender a demanda de informações sobre gestão pública, bem como cumprir as determinações constitucionais, visando à transparência das contas públicas e atendendo à Lei Complementar n° 131, de 27 de maio de 2009, e o Decreto Federal n° 7185, de 27 de maio de 2010, além de promover o acesso amplo e objetivo aos dados da aplicação dos recursos públicos municipais. Através dele, os cidadãos podem acompanhar a gestão das finanças da administração direta e indireta. Assim, é possível acompanhar a destinação dos recursos arrecadados, provenientes em grande parte dos impostos pagos pelos contribuintes.

A consulta dá cumprimento ao disposto na Lei Complementar n.º 131, de 27 de maio de 2009, que trata da divulgação, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira dos órgãos públicos. Por meio da pesquisa, é possível, detalhar todos os documentos emitidos pelas unidades gestoras dos Poderes Executivo e Legislativo no decorrer da execução das suas despesas, inclusive, pela fase em que a despesa está: empenho, liquidação e pagamento.

Segundo a LC nº 131/2009, o ente que não disponibilizar as informações no prazo estabelecido ficará im- pedido de receber transferências voluntárias. Além disso, os titulares do Poder Executivo dos entes estarão sujeitos a responder por crime de responsabilidade (Art. 10, Itens 4 e 12, Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950 e Art. 1º, Incisos VII e XXIII, Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, respectivamente).

Conforme determinado pela LC nº 131/2009, todos os entes deverão divulgar:
- Quanto à despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da des pesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado;

Sim. Diferentes leis promulgadas nos últimos anos ampliaram a interação entre o Estado e a Sociedade, mas a aprovação da Lei de Acesso a Informações foi necessária para regulamentar obrigações, procedimentos e prazos para a divulgação de informações pelas instituições públicas, garantindo a efetividade do direito de acesso. Ao estabelecer rotinas para o atendimento ao cidadão, organiza e protege o trabalho do servidor.

Nos mais diversos países é consenso de que, ao constituir um direito básico, o pedido não precisa ser justificado: aquela informação solicitada já pertence ao requerente. O Estado apenas presta um serviço ao atender à demanda. De posse da informação (que afinal, é pública), cabe ao indivíduo escolher o que fará dela.

O servidor público é passível de responsabilização quando:

recusar-se a fornecer informação requerida nos termos da Lei de Acesso a Informações, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa;
utilizar indevidamente, bem como subtrair, destruir, inutilizar, desfigurar, alterar ou ocultar, total ou parcialmente, informação que se encontre sob sua guarda ou a que tenha acesso ou conhecimento em razão do exercício das atribuições de cargo, emprego ou função pública;
agir com dolo ou má-fé na análise das solicitações de acesso à informação;
divulgar ou permitir a divulgação ou acessar ou permitir acesso indevido à informação sigilosa ou informação pessoal;
impor sigilo à informação para obter proveito pessoal ou de terceiro, ou para fins de ocultação de ato ilegal cometido por si ou por outrem;
ocultar da revisão de autoridade superior competente informação sigilosa para beneficiar a si ou a outrem, ou em prejuízo de terceiros; e
destruir ou subtrair, por qualquer meio, documentos concernentes a possíveis violações de direitos humanos por parte de agentes do Estado.

Contudo, a nova lei estabelece um procedimento importante: nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência, a quem de direito, de informação concernente à prática de crimes ou improbidade.

Os prazos são necessários para a garantia do direito ? a maior parte das leis de acesso à informação no mundo prevê uma delimitação de tempo, e a do Brasil não foge à regra. O prazo foi pensado para garantir um equilíbrio entre a necessidade do cidadão e a capacidade de entrega por parte da Administração.

A informação disponível ao público é, muitas vezes, a ponta de um processo que reúne operações de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos. Para tanto, programas de gestão precisam ser sempre aprimorados e atualizados.

Informações pessoais são aquelas relacionadas à pessoa natural identificada ou identificável, cujo tratamento deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais. As informações pessoais terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo, pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção.

A Entidade Pública não é obrigada a produzir uma informação inexistente, devendo apenas disponibilizar os dados que possui.

No caso da transparência ativa, a divulgação das informações ocorre por iniciativa dos órgãos públicos, independente de solicitação. A disponibilização de informações na sua página de internet ocorre de forma espontânea. Na transparência passiva, há o atendimento somente quando a sociedade faz uma solicitação, mediante requisição do interessado (pessoa natural ou jurídica).

O objetivo da lei é a mudança da cultura do sigilo, que existe em algumas instituições públicas. A sanção da lei pode ser compreendida como um ato de amadurecimento da democracia brasileira. A informação sob a guarda do Estado é sempre pública, devendo o acesso a ela ser restringido apenas em casos específicos. Isto significa que a informação produzida, guardada, organizada e gerenciada pelo Estado em nome da sociedade é um bem público. O acesso a estes dados, constitui-se em um dos fundamentos para a consolidação da democracia, fortalecendo o controle social.

Os órgãos e entidades públicas dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), de todos os níveis de governo (federal, estadual, distrital e municipal), assim como os Tribunais e Contas e o Ministério Público, bem como as autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Como princípio geral, sim, salvaguardando-se as informações pessoais e as exceções previstas na lei. A informação produzida pelo setor público deve estar disponível a quem este serve, ou seja, à sociedade, a menos que esta informação esteja expressamente protegida. Daí a necessidade de regulamentação, para que fique claro quais informações são reservadas e por quanto tempo.

Informações do SIC

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MARIA SIMONE CAETANO DE ARAUJO

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Segunda a Quinta, das 8h:00hs as 16h:00hs e as Sexta das 8h:00hs as 14:00hs

Última solicitação: 08/04/2024 10:59

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