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No Brasil, a expectativa está para a prévia da inflação. O IPCA-15, que será divulgado hoje, por volta das 9h, prevê uma variação de 0,52% em janeiro, ou 5,83% na comparação anual. Além disso, o cenário político segue chamando a atenção do mercado, uma vez que o presidente Lula retomou um antigo medo: o financiamento de obras a outros países. Foi o caso da intenção do petista de financiar, com recursos do BNDES, a construção de um gasoduto na Argentina.

De acordo com a Reuters, o Subsecretário de Estado para Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente dos EUA, Jose W. Fernandez, insistiu que “isso não é necessariamente sobre a China”, mas, se o acordo não tivesse relação com a crescente presença da China na América Latina, não precisaria tê-la citado. Se o subsecretário ocultou as verdadeiras razões não sabemos, porém os números não mentem e assustam: à exceção do México, a China é hoje o maior parceiro comercial dos países latino-americanos e só no Brasil seu comércio bilateral disparou de US$ 2 bilhões em 2000 para US$ 100 bilhões duas décadas depois.A China não atua apenas em projetos econômicos, tendo21 países (e aumentando) da América Latina trabalhando com sua Iniciativa Cinturão e Rota.Além de tudo, os chineses utilizam a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) como a principal plataforma de aproximação e negociação em diversos setores com os Estados da América Latina.

O que importa, na realidade, é o quanto de comércio tem sido criado a partir do mercado comum e o quanto o Mercosul tem incentivado os países do bloco a se tornarem competitivos globalmente. Analisados estes dois aspectos, fica fácil compreender a razão por que o Uruguai, por exemplo, tem buscado independência do bloco ao tentar assegurar um acordo de livre comércio com a China, que também é o maior parceiro econômico do Brasil, Paraguai e Uruguai. Esta iniciativa uruguaia evidencia a deterioração do bloco quanto à entrega de resultados positivos.

“A companhia e os coordenadores (da emissão) comunicarão o mercado tão logo for definido o novo cronograma da oferta”, afirmou a Petz, citando que não promoveu esforços de venda dos títulos junto a qualquer investidor profissional.

Visão do mercadoO dado de emprego de hoje, junto com as declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reforçou o discurso mais hawkish, principalmente com o mercado de trabalho muito forte, conforme analisou o estrategista-chefe da Avenue, William Castro Alves.

Talvez seja no cenário internacional que Lula poderia construir um legado de maior valor pessoal e com impacto positivo para o Brasil. Afinal, seu antecessor, Jair Bolsonaro, adotou – por ignorância e má assessoria – uma postura conflitiva com o mundo, o que lhe prejudicou substancialmente na construção de uma imagem positiva. É hora de reverter esta imagem e o governo atual, em razão de sua capilaridade, pode ter uma presença internacional muito maior. Não é, no entanto, na área ambiental que a liderança brasileira alterará a agenda internacional. Afinal, já se esclareceu que a Amazônia não é o pulmão do mundo e considerando os resultados dos governos anteriores do próprio Partido dos Trabalhadores tampouco se deve acreditar que haverá uma alteração que surpreenda o mundo.

A estimativa do PIB divulgada nesta quinta é baseada em dados ainda incompletos ou sujeitos a revisão posterior pela agência de estatísticas. A segunda estimativa, baseada em dados mais completos, será divulgada em 23 de fevereiro.

Sendo assim, a Justiça tem determinado que os recursos fiquem em depósitos judiciais até que se desenhe o plano de recuperação judicial da empresa. Vale ressaltar que, a exceção é a disputa entre Americanas e BTG Pactual (BPAC11), que está no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em que, até o momento, o banco conseguiu reter R$ 1,2 bilhão da varejista.

O núcleo do PCE, que exclui energia e alimentos, apresentou uma alta de 0,3% em dezembro em relação ao mês anterior, exatamente dentro das estimativas dos investidores. Assim, o índice atingiu 4,4% na comparação anual.

(Foto: Reuters/Bruno Domingos)O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou alta de 0,55% em janeiro e ficou 0,03 ponto percentual (p.p.) acima do resultado de dezembro (0,52%), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (24). Resultado ficou levemente acima do esperado de 0,52% no período.

Um acordo de cooperação econômica mais intensa entre China e América Latina, daria uma força revigorada à região, que corre o risco de perder mais uma década por dificuldades econômicas ainda resultantes da pandemia da Covid-19, particularmente num momento em que a globalização – que tantos resultados positivos gerou globalmente – vem sendo atacada pelo unilateralismo e hegemonismo dos Estados Unidos e, também, da União Europeia. Tais ataques têm minado as regras comerciais, que eram mutuamente benéficas, transformando-as para mero ganho político. Além disso, o Ocidente tem ameaçado a segurança industrial global, incluindo agricultura e energia, particularmente ao abuso de medidas como sanções.

Considerando que o Big Mac estava custando US$ 5,36 nos EUA, em média, no ano passado e R$ 22,90 no Brasil (US$ 4,59, na cotação atual), a diferença na taxa de câmbio indica que o real está subvalorizado. A The Economist calcula que a subvalorização é de 17,2%.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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