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Logo da Petrobras, em São Paulo. Foto: REUTERS, Paulo WhitakerA Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou nesta quinta-feira (11), através de fato relevante, o pagamento de dividendos referentes ao exercício de 2023.

O fato é que monarquias – por sua resiliência – garantem maior estabilidade sistêmica. Afinal, a uma família se lhe confia a manutenção das tradições e o do cimento que solidifica a vida de uma sociedade. Durante a Coroação de Charles III, observem algumas coisas importantes: a monarquia democrática une o povo, apresenta menores índices de corrupção, é mais barata que a república e se cria uma estabilidade institucional no país. Os britânicos darão ao mundo, uma vez mais, um show enorme sobre um regime que funciona. Ainda dá para trocarmos o caos republicano pela estabilidade monárquica que Dom Pedro II assegurou ao Brasil? Vale a reflexão.

“Não só essa questão de política de preços, mas também toda a expectativa de geração de caixa da companhia e a destinação disso geram as mesmas preocupações. A nova política de preços é positiva para a governança corporativa? Essa mudança traz algum embasamento para o investidor institucional ou estrangeiro? Eu creio que as respostas para essas perguntas sejam não. Então nem tudo é racional na bolsa. Eu continuo sendo crítico a esse movimento”, avalia o especialista.

Desde 2016, a União recuperou R$ 5,61 bilhões em contragarantias. O valor é referente a dívidas pagas pelos estados do Rio de Janeiro (R$ 2,76 bilhões) e de Minas Gerais (R$ 1,44 bilhão), além de outros estados e municípios. Em 2023, a União ainda não recuperou nenhum valor em contragarantias.

Os mercados europeus sobem nesta manhã com os investidores reagindo a novos dados, notícias corporativas e acompanhando as negociações do teto da dívida dos Estados Unidos. O mercado analisa dados de sentimento econômico e do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro.

A receita líquida ajustada da companhia, excluindo receita de construção, cresceu 46,8% no mesmo intervalo de tempo, para R$ 1,130 bilhão.

A JBS (JBSS3) registrou Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de R$ 2,162 bilhões no primeiro trimestre de 2023 (1T23), uma forte queda de 78,6% frente ao mesmo período do ano passado, conforme mostrou a companhia nesta quinta-feira (11) em seu release de resultados.

Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 1,2%, enquanto as vendas do comércio registraram crescimento de 2,4% no primeiro trimestre do ano comparado ao mesmo período de 2022.

Sendo assim, a margem Ebitda ficou negativa em 1,4% no período, ante resultado estável (0,0%) um ano antes. Nesse sentido, a companhia registrou um prejuízo líquido de R$ 378 milhões no primeiro trimestre.

A cada 100 consumidores inadimplentes em abril, 45 estavam com atrasos por mais de três meses. Segundo a Peic, muitos consumidores têm recorrido ao crédito pessoal, modalidade em que os juros tiveram o menor crescimento (média de 42% ao ano), para pagar dívidas mais caras, como do cartão rotativo, por exemplo.

Por outro lado, a companhia registrou um volume bruto de mercadorias (GMV, na sigla em inglês) crescendo 10,3% nas lojas físicas, chegando a R$ 5,5 bilhões. Já no segmento online recuou 12%, para R$ 3,3 bilhões.

Agência BrasilA 30 dias do fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda de 2023 (IRPF 2023), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lança um guia para que os contribuintes tirem as principais dúvidas a respeito da prestação de contas ao Fisco. 

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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