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Amargem Ebitda ajustado, por sua vez, ficou em 40%, aumento de 1 ponto percentual (p.p.) na relação com o 1T22, de 39%.

A agenda econômica tem os dados de vendas no varejo e produção industrial nos EUA. A indústria norte-americana deve mostrar leve retração de 0,1% em abril, enquanto o varejo tem projeção de alta de 0,8% no mês passado.

Fábrica da Ambev. Foto: Reprodução, DivulgaçãoNesta quinta-feira (4), a Ambev (ABEV3) divulgou ao mercado o resultado do primeiro trimestre deste ano. O Ebtida (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) reportado pela companhia foi de R$ 6,444 bilhões. Uma alta de 16,7% no conceito “reportado” e de 39,9% no conceito “orgânico”.

IndicadoresNo Brasil, o volume de serviços avançou 0,9% em março frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o setor ficou 12,4% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 1,3% abaixo de dezembro de 2022, o auge da série histórica. Na série sem ajuste sazonal, frente a março de 2022, o volume de serviços avançou 6,3%. O acumulado do ano foi de 5,8% e o acumulado em 12 meses passou de 7,8% em fevereiro de 2023 para 7,4% em março.

Somado aos últimos acontecimentos, os investidores precisarão acompanhar com atenção a crise bancária, que ganhou novos capítulos. O PacWest Bancorp (Nasdaq: PACW) estaria estudando uma possível venda, segundo informações da Bloomberg, o que levaria a ser a quarta vítima da recente crise. No pré-mercado, as ações do PacWest desabam 40%.

Além disso, os Barômetros Globais sobem ligeiramente em maio, refletindo o ritmo ainda fraco de atividade econômica mundial na maioria dos países e um otimismo moderado, em parte associado à recuperação gradual da economia chinesa, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A Dívida líquida da Companhia teve um grande salto, totalizando R$ 799,6 milhões no 1t23 vs R$ 477,9 milhões do 1t22, chegando a uma dívida líquida/EBITDA de 1,51x. O principal motivo do aumento da dívida é devido ao fluxo de caixa livre negativo pelos desembolsos dos investimentos da Plataforma Gaia.

O principal índice da bolsa brasileira fechou em leve alta de 0,19%, aos 108.463,84 pontos.

“Esses crescimentos mais moderados estão associados com nossa gestão frente ao cenário desafiador que estamos enfrentando”, afirmou o banco, no release de resultados.

O próximo encontro do Fed será realizado entre os dias 13 e 14 de junho.

IndicadoresO Bureau of Labor Statistics divulgou nesta sexta-feira (5) o relatório de empregos, o payroll, e mostrou a criação de 253 mil empregos não agrícolas em abril, ficando acima das estimativas do mercado, que rondavam em 180 mil. Além disso, a taxa de desemprego caiu para 3,4%, também abaixo das projeções do mercado, que esperavam aumento para 3,6%.

A dívida bruta reduziu R$ 194,5 milhões no trimestre, para R$ 21,6 bilhões. Excluindo a entrada de novas aeronaves na frota, a dívida reduziu R$ 378,3 milhões. A alavancagem – medida como dívida líquida em relação ao Ebitda UDM – diminuiu 0,5x na comparação trimestral, de 5,7x no 4T22 para 5,2x no 1T23.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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