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A exportação de soja do Brasil no acumulado até a segunda semana deste mês registrou uma média diária de 280,3 mil toneladas, ante embarques de 202,9 mil toneladas por dia em setembro completo de 2020, apontou nesta segunda-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

A empresa afirma ter uma estratégia focada no crescimento e diversificação de portfólio por meio de desenvolvimento de projetos de fontes complementares à hídrica, com contratos de longo prazo.

No documento, eles passaram a ver dólar mais alto em três meses (5,10 reais), seis meses (5,00 reais) e 12 meses (4,95 reais). Antes, as projeções estavam em 4,70 reais, 4,65 reais e 4,60 reais, respectivamente.

Alguns destaques da bolsa nesta manhã. Às 10h32, o petróleo sobe no exterior, apoiando Petrobras, cujo papel ON (PETR3) tem alta de 2,03% (R$26,60), enquanto o PN (PETR4) sobe 1,97% (R$ 25,84). O minério de ferro fechou em baixa na China (-4,53%), afetando Vale (VALE3), que recua 0,15% (R$ 94,67), mas não as siderúrgicas: Gerdau (GGBR4) avança 2,86% (R$ 28,08); Metalúrgica Gerdau (#GOAU4) +2,88% (R$ 12,86); CSN (#CSNA3) +0,50% (R$ 33,92); Usiminas (USIM5) +2,81% (R$ 15,74).

Segundo apuração do conselho junto aos exportadores, os entraves fizeram com que o Brasil deixasse de exportar cerca de 3,5 milhões de sacas entre maio e agosto de 2021, o que, considerando os preços médios dos embarques, equivale ao não ingresso de aproximadamente 500 milhões de dólares em receitas ao país.

“O impacto do furacão Ida está durando mais do que o mercado esperava e, como parte da capacidade de produção de petróleo permanece fechada esta semana, os preços estão subindo pelo fato de o fornecimento não estar sendo restaurado e, portanto, não estar alcançando as refinarias que reiniciaram as operações mais rápido do que os produtores”, disse Nishant Bhushan, analista de mercados de petróleo da Rystad Energy.

Eles ainda avaliam elevar o imposto mínimo sobre a renda externa de empresas para 16,5%, de 10,5%, e o imposto sobre ganhos de capital para 28,8%, de 23,8%.

A Rystad Energy, por sua vez, nota que houve certo “pânico” na quinta-feira com a notícia de que a China liberou algumas reservas para leilão, pressionando os preços. Logo, porém, a calma voltou, com operadores considerando que problemas recentes na oferta dos EUA, após a passagem do furacão Ida pela Costa do Golfo, importante polo produtor da commodity, contrabalançam o quadro.

“A gente teve um cenário político bem conturbado. Mas o mercado financeiro registrou alguns acontecimentos interessantes e que descola um pouco [do cenário político inflamado].”, iniciou Marcus.

Mesmo que a legislação proposta seja aprovada como está pelo Congresso e assinada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, os impostos corporativos ainda seriam mais baixos do que antes da promulgação dos cortes de impostos promovidos pelos republicanos em 2017. Mas a principal taxa de imposto de renda individual voltaria a seu nível pré-2017.

A PEC precisa do aval de três quintos dos parlamentares em votações em dois turnos tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.

A Vale projeta terminar 2022 com capacidade produtiva de minério de ferro de 370 milhões de toneladas ao ano, ante 400 milhões de toneladas na previsão anterior, à medida que enfrenta atrasos em projetos no Sistema Norte, onde está sua principal mina.

Além disso, Zeidan completa que outro fator que intervém diretamente é a compra de matéria prima. Logo, a China pagaria mais caro por eles. “Se tragédias ambientais e mudanças de regras limitarem a produção mundial de minério, que assim seja – os chineses pagarão mais caro por matérias primas”.

Os operadores disseram que o açúcar parece ter perdido a força que tinha em julho e agosto, com a demanda caindo com o aumento das taxas de frete e com a baixa produção no principal produtor, Brasil, já precificada.

“Essa grave crise operacional gerou disparada no valor dos fretes, constantes cancelamentos de bookings –espaço dos contentores nos navios–, dificuldade para novos agendamentos e disputa por contêineres e lugares nos navios”, afirmou ele, em nota.

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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