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A mudança ocorreu após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ter registrado variação de +0,41% em novembro deste ano, ante expectativa do mercado de variação de +0,55% no período. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação chegou a 5,90%, ante os 6,47% registrados em outubro.

Agenda econômicaCongresso pode votar o Orçamento de 2023Alemanha/GfK: índice de confiança do consumidor em janeiro (4h)BC/Setor externo: Conta corrente de novembro projeta déficit de US$ 2 bilhões, segundo mediana; IDP, mediana positiva de US$ 7,1 bilhões (9h30)Receita: Arrecadação federal deve vir em R$ 174,1 bilhões em novembro (10h30)EUA/NAR: vendas de moradias usadas em novembro (12h)EUA/Conference Board: índice de confiança do consumidor de dezembro (12h)EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 16/12 (12h30)BC: Fluxo cambial semanal (14h30)Roberto Campos Neto tem encontro com futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, em São Paulo (16h)*Com informações de BM&C Now e BDM

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,57% em novembro, após variar 0,69% no mês anterior, com duas das oito classes de despesa componentes do índice registrando decréscimo em suas taxas de variação. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, variou 0,36% em no penúltimo mês deste ano, ante 0,12% em outubro.

A expectativa dos analistas é de que a taxa de juros permaneça nesse nível até meados de 2023. De acordo com o Boletim Focus, a projeção dos economistas é que a Taxa Selic termine o próximo ano em 11,75%, enquanto a estimativa para 2024 é de 8,50%.

Mas também existem também os títulos emitidos por empresas não-financeiras, conhecidos como debêntures. Esses títulos são mais arriscados do que o Tesouro Direto e não possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) como acontece nos CDBs.

A empresa também informou que decidiu continuar investindo no segmento de veículos pesados e já conta com frota de 5 mil caminhões.

Placas sinalizam preços da mercadoria em mercado do Rio de Janeiro

O Apóstolo cristão, Paulo, em sua epístola ao povo que vivia em Corinto afirmou: “Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?” A mensagem é clara. A função fundamental da liderança – religiosa, política, militar e empresarial – é dar o sonido certo para que a população possa preparar-se, de maneira efetiva, para poder reagir aosdesafiosimpostos peladurarealidade da vida.

Ontem, a Câmara confirmou um rumor e aprovou uma alteração na Lei das Estatais para reduzir para 30 dias a quarentena de indicados a ocupar cargos de presidente e diretor das empresas públicas. A alteração podebeneficiar Aloizio Mercadante,indicadopara a presidencia doBNDES no futuro governo de Lula.

Entre os indicadores locais, o IBGE informou que a produção industrial no Brasil apontou uma leve alta de 0,3% em outubro quando comparado a setembro. O resultado ficou acima das estimativas do mercado de -0,1% para o período. No ano, a indústria acumula queda de 0,8% e, em 12 meses, recuo de 1,4%.

Dentre as histórias que se contam a respeito do nascimento, sempre me fascinou a história dos Sábios do Oriente (os Reis Magos), que – advindos de várias partes do mundo – foram ao encontro do Menino Jesus para reconhecer-lhe a majestade. A tradição atribuiu-lhe nomes: Baltazar, Belchior e Gaspar. E também cores – amarela, preta e branca – para dar o significado da representatividade da raça humana, como conhecida até então. Estes Magos do Oriente chegaram à empobrecida Palestina e conversaram com o títere romano, Herodes, a respeito do nascimento daquele que, segundo acreditado pelos cristãos posteriormente, seria o Rei de Israel. Conta o relato bíblico que, ao saber disso, Herodes lhes solicitou que, antes de retornarem aos seus locais de origem, lhe fizessem uma nova visita para relatar-lhes onde nascera o futuro rei de Israel para que ele, também, tivesse o privilégio de conhecê-lo. O objetivo, claro, era eliminar o possível concorrente a Herodes e seus sucessores.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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