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Durante a programação da BM&C News, Silveira comentou ainda que no lugar dos temas apresentados pelo presidente em sua fala, Lula deveria ter encarado problemas realmente relevantes, como a guerra que continua acontecendo na Ucrânia.

Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2023 em 11,75% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é que a taxa básica caia para 9% ao ano. Para o fim de 2025 e de 2026, a previsão é de Selic em 8,5% ao ano para os dois anos.

(12h50) – Fechamento de mercado – EuropaPrincipais índices na Europa encerram dia em alta, seguindo os índices de Wall Street.

Arrecadação federal e outros destaques Outro destaque da arrecadação de agosto foram o Imposto de Importação e o IPI Vinculado à Importação, que apresentaram a arrecadação conjunta de R$ 6,76 bilhões, com diminuição real de 16,64%. O resultado pode ser explicado pelas reduções de 17,90% no valor em dólar (volume) das importações e de 4,66% na taxa média de câmbio, combinadas com os aumentos de 12,48% na alíquota média efetiva do Imposto de Importação e de 14,67% na alíquota média efetiva do IPI-Vinculado. No acumulado do ano, o resultado dessa receita chega a R$ 51,19 bilhões, queda real de 11,3%.

Foto: FeePikO Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira (15), influenciado pelo movimento negativo em Nova York, interrompendo sua sequência de ganhos dos últimos dias, apesar de uma melhora na percepção de investidores em relação à China. Depois de uma semana positiva, o mercado começou a operar em compasso de cautela, à espera de decisões de juros nos EUA e no Brasil.

Para fins didáticos, o exemplo acima considerou uma das operações mais simples de serem executadas. Quando um investidor consegue obter lucros com ela, eles costumam ser altos. Contudo, isso não é algo frequente.

Mediante a esse cenário de incerteza fiscal, o economista-chefe da Apex Partners, Arilton Teixeira, avalia que a falecida PEC do Teto de gastos era muito melhor do que o arcabouço fiscal. Ele também faz um alerta evidenciando que o governo quer continuar gastando ao invés de cortar gastos, o que levaria a um cenário de mega aumento de impostos, além do risco fiscal no Brasil.

Foto: Reuters/Brendan McDermidResumo do mercado nesta quarta-feira (20):

A estimativa está no boletim Focus de hoje (18), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos. Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) é de crescimento de 1,5%. Para 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,95% e 2%, respectivamente. 

Confira abaixo o fechamento do Ibovespa e demais índices Ibovespa: 118.757,53 (-0,53%)S&P 500: 4.450,01 (-1,22%)Nasdaq: 13.708,33 (-1,56%)Dow Jones: 34.618,24 (-0,83%)Dólar: R$ 4,87 (-0,03%)Euro: R$ 5,19 (+0,15%)Foto: Agência Brasil Nesta segunda-feira (18), o CEO da NextCap, James Gulbrandsen, participou da programação na BM&C News, e compartilhou algumas de suas expectativas para as ações da Petrobras (PETR4), em meio a um cenário de alta no preço do Petróleo.

As palavras de Bilac deveriam ser repetidas diariamente em todas as escolas do Brasil: “Criança, não verás país nenhum como este. Imita na grandeza a terra em que nasceste.” O Brasil é muito maior e superior aos problemas que enfrenta. É uma grande terra, um povo abençoado e um destino glorioso. Mas é preciso tomar somente uma decisão: querer morar num país decente e livrar-se do joio que nos condena a ser uma país de terceiro mundo com riquezas que poucos no primeiro mundo tem. Sempre terei orgulho de ser brasileiro pois confio na sua grandeza histórica e em seu futuro.

(12h50) – Fechamento de mercado : EuropaPrincipais índices na Europa encerram sexta em alta; semana acumula ganho

Tampouco o G-7, como grupo, oferecerá maiores oportunidades de abertura para o Brasil. A estrutura, engessada há décadas, pretende preservar a situação como se encontra, perpetuando uma estrutura de poder internacional hermética e não inclusiva. A participação ocasional de um país nas reuniões não implica, necessariamente, uma voz ampliada na comunidade internacional. O fato é que as estruturas atuais de poder, à exceção do BRICS, não pretendem diversificar sua estrutura e atuação.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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