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Nos últimos 12 meses, a inflação no país chegou a 3,0%, abaixo das estimativas de 3,1%. O índice de moradia foi o que mais contribuiu para o aumento mensal de todos os itens, respondendo por mais de 70% do aumento.

Foto: Agência BrasilO presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou como “extremamente exitosas” as reuniões entre lideranças latino americanas e europeias, ocorridas esta semana durante a 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), em Bruxelas, na Bélgica.

Em nenhum lugar esta situação é mais evidente do que o Brasil atual, que sofre pelos erros das gerações passadas. Adesídiade nossos ancestrais, ao preservar a vergonhosa escravidão, é hoje um dos motivos principais de tamanha desigualdade social no Brasil, que persistirá por gerações enquanto a questão econômicado desenvolvimentonão foi efetivamente resolvida. É inadmissível um país tão rico ter uma população que vive de salário em salário, explorada por governos e agentes privados, que têm extorquido a capacidade de poupar e sonhar com um futuro melhor. Não há pior situação do que viver num país com pobreza em abundância. Engana-se quem afirma que é bom para os ricos haver pobres.

Com a taxa de juros atingindo o seu nível mais alto desde 2007, cada vez mais investidores têm buscado alocar em produtos de renda fixa, aproveitando os rendimentos mais altos. O gráfico abaixo mostra o fluxo de recursos financeiros sendo direcionado para “Ultra Short ETFs” (ETFs que alocam recursos em títulos de dívida de curtíssimo prazo).

Esse sentimento de melhora faz com que a curva continue a apresentar um movimento de achatamento, ou “flattening”, como chamamos nas mesas de operações. A precificação do mercado hoje é de SELIC em torno de 9,25% no final de 2024, começando um ciclo de leves altas a partir de 2025. Obviamente, é difícil prever a direção da política econômica futura, a atividade econômica ou as condições financeiras globais, mas de toda forma, o mercado segue precificando juros mais baixos do que os atuais por mais tempo.

Além da aprovação da reforma tributária e da queda dos juros, a CNI pede que o governo acelere a criação de uma política industrial que permita o país se inserir nas cadeias globais de produção “de forma inovadora e sustentável”.

Ensino personalizado e flexívelNesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe o desenvolvimento das competências socioemocionais – capacidades individuais que se manifestam nosmodos de pensar e sentir, na troca com os outros e com o mundo, na habilidade de tomar decisões, e na capacidade de enfrentar situações novas ou desafiadoras. Investir no desenvolvimento integral dos jovens, com intencionalidade é ato de cidadania. São as famosas “soft skills”, tão importantes para a vivência em sociedade.

5h30 – Zona do Euro: Confiança do Investidor Sentix (Julho)8h25 – Brasil: Boletim Focus15h – Brasil: Balança Comercial Semanal16h- EUA: Crédito ao Consumidor (Maio)Terça-feira (11 de Julho)

EuropaOs mercados europeus operam majoritariamente em alta na manhã desta sexta-feira (21), com os investidores digerindo uma nova rodada de resultados corporativos e antecipando uma eleição crucial na Espanha no fim de semana. Entre os indicadores, as vendas no varejo do Reino Unido aumentaram 0,7% em junho em relação ao mês anterior, após um impulso do clima excepcionalmente quente, revelou o Escritório de Estatísticas Nacionais. Na base anual, as vendas têm queda de 1,0%.

Houve um “choque de oferta”, um fenômeno em que a recuperação econômica é muito forte após um choque agressivo e um período recessivo, como foi o da pandemia. Houve uma recuperação saudável e uma inflação que indicavam uma economia resiliente após um período conturbado e sem precedentes.

Em 14 de julho de 1789, os franceses fizeram a maior revolução da história e alteraram o rumo de sua nação. Será possível ao Brasil ter evolução sem revolução? O que prever para o Brasil?

Fonte: J.P. Morgan Asset Management – 30/jun/2023E será que faz preço na bolsa?

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Prefeitura de Jardim de Angicos
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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