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O EBITDA ajustado atingiu R$804,6 milhões no 1T23, uma alta de 69,1% no período, desconsiderando a receita e o custo de construção e a provisão para manutenção devido, principalmente, ao crescimento do tráfego de veículos, reajustes das tarifas de pedágio e início da cobrança de pedágio pela EcoRioMinas e Ecovias do Araguaia.

Nesse sentido, a operação será realizada em parceria com o fundo americano Apollo. O projeto foi apresentado aos representantes dos principais bancos credores da empresa, Santander, Banco do Brasil, BNDES, Bradesco e Safra.

Por volta ds 15h30, o principal índice da bolsa brasileira opera em leve alta de 0,06%, cotado a 109.090 pontos.

NoBrasil, a produção industrial teve alta de 1,1% em março na comparação com fevereiro, na série com ajuste sazonal, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Portanto, na comparação com março de 2022, na série sem ajuste sazonal, houve crescimento de 0,9%. Com isso, o acumulado no ano foi de -0,4%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou estável (0,0%).

Fábrica da Ambev. Foto: Reprodução, DivulgaçãoNesta quinta-feira (4), a Ambev (ABEV3) divulgou ao mercado o resultado do primeiro trimestre deste ano. O Ebtida (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) reportado pela companhia foi de R$ 6,444 bilhões. Uma alta de 16,7% no conceito “reportado” e de 39,9% no conceito “orgânico”.

De acordo com a companhia elétrica, o resultado reflete do reajuste tarifário de junho de 2022 da Copel Distribuição, com efeito, médio de 16,5% nas tarifas.

No Brasil, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 0,4 ponto, de 48,8 pontos em abril para 49,2 pontos em maio, conforme mostrou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (11). O resultado demonstra uma leve recuperação da confiança em maio frente a abril. No entanto, o índice segue abaixo da linha divisória de 50 pontos, indicando que persiste a falta de confiança, apesar da recuperação. O índice de condições atuais avançou 0,6 ponto, para 43,1 pontos, enquanto o índice de expectativas avançou ligeiramente, subindo 0,3 ponto para 52,2 pontos.

Cenário corporativoPetrobras (PETR3; PETR4) – A estatal divulgou umanova política para definição de preços de diesel e gasolina, em substituição à política dePreço de Paridade de Importação (PPI). O anúncio era esperado pelo mercado. Segundo o comunicado da estatal, a estratégia comercial usa referências de mercado como ocusto alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e ovalor marginal para a Petrobras.

O payroll é o indicador que divulga a folha de pagamentos não-agrícolas dos EUA. Divulgado pelo Departamento de Estatísticas norte-americano, ele divulga toda a força de trabalho empregada, excluindo o setor primário, além das questões salariais.

Após os anúncios de política monetária do Fed, do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco Central brasileiro, será a vez do Banco da Inglaterra em decidir sobre os juros. O mercado acredita em uma elevação de 0,25 ponto percentual na taxa, assim como fez o BCE, para 4,50%.

A receita líquida somou R$ 1,283 bilhão no 1T23, alta anual de 4,2% na base anual, mas queda de 6,4% na relação com o quarto trimestre de 2022.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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