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Uma tentativa semelhante para atacar a conta elevada dos precatórios foi feita no ano passado, durante a tramitação do Orçamento de 2021, na tentativa de liberar espaço para lançar o Renda Cidadã, programa social turbinado do governo. Na época, discutiu-se limitar o pagamento dessas sentenças a um porcentual da receita corrente líquida (RCL). Mas não houve sucesso.

Já para a Selic, o mercado manteve a previsão da taxa básica de juros de 7% para o final de 2021. Para o próximo ano, se manteve em 7,00%.

A petroleira PetroRio (PRIO3) registrou lucro líquido de 304,6 milhões de reais no segundo trimestre de 2021, revertendo o prejuízo de 76,2 milhões de reais apurado em igual período do ano passado, informou a companhia nesta segunda-feira.

*Com informações de Reuters

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O montante inclui a oferta base de 810.811.000 ações preferenciais, mais os papeis suplementares, no total de 121.621.650 papéis. A empresa e coordenadores optaram em não exercer o lote adicional de até 162.162.200 ações.

A rede de drogarias Pague Menos registrou lucro líquido ajustado de R$ 71,6 milhões no segundo trimestre deste ano, atingindo alta de 683,2% quando comparado aos R $9,1 milhões do mesmo período do ano passado.

O presidente do Itaú Unibanco, Milton Maluhy, vê com bons olhos a direção da reforma tributária, mas defendeu a implantação de modelos de transição sob o risco de mudanças abruptas esbarrarem na concessão de crédito e, por sua vez, na atividade econômica. “Temos de criar mecanismos para que as empresas no Brasil possam crescer, para termos mais atividade e crescimento no longo prazo”, disse, em conversa com a imprensa, chamando atenção para assimetrias tributárias.

Segundo Constantino, a XP prevê ampliar sua participação no bolo de receitas do sistema financeiro brasileiro com tarifas e serviços, que ele estima em cerca de 800 bilhões de reais, à medida que a companhia deslanchar as vendas de produtos como cartões de crédito, seguros e previdência.

Em todas as vertentes também devem ser esperadas aquisições e novos aportes, de acordo com Hruby. “Estamos sempre buscando negócios interessantes, até mesmo para se criar novas verticais”, afirma.

No âmbito corporativo, continua a divulgação dos resultados da temporada do segundo trimestre, com destaque para os bancos. Na segunda-feira, Itaú Unibanco (ITUB4) apresenta os resultados ao mercado. Na terça-feira, quem apresenta as informações é Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3). Já na quinta-feira, Santander Brasil (SANB11) atualiza a temporada de resultados.

Guedes usou a figura de linguagem sem entrar em detalhes porque o desenho de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ainda está em elaboração. Uma das alternativas pode ser a extensão do prazo para o pagamento de sentenças de maior valor, um mecanismo que já existe hoje na Constituição e poderia ser ampliado para abarcar volume maior de precatórios. As discussões, porém, estão em andamento.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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