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“Não apenas ainda estamos longe de ter devolvido a economia à sua tendência pré-pandêmica, mas a atividade de serviços e o investimento continuam bem abaixo de seus níveis pré-pandemia”, disse ele.

Atualizada às 12h46

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“As mudanças climáticas são algo que não podemos adiar mais”, disse o executivo. “O caminho para superarmos isso é por meio do mercado global regulado de carbono.”

Por outro lado, os desembolsos com “terras e florestas” serão reduzidos em 100 milhões de reais, para 600 milhões, informou a Suzano, que citou o número como adequado “visando sua maior competitividade no longo prazo”.

O trabalho foi elaborado internamente dentro da xerife do mercado de capitais, por meio da equipe da Gerência de Inteligência em Supervisão de Riscos Estratégicos (GRID) da CVM. O sistema foi testado pela área que será a sua usuária, a Superintendência de Supervisão de Investidores Institucionais (SIN).

Na quarta semana de novembro (22 a 28), o saldo comercial foi de déficit de US$ 577 milhões. Na quinta semana de novembro(29 a 30) foi positivo em US$ 320 milhões.

O banco central cortou os juros três vezes desde setembro, num total de 4 pontos percentuais, reduzindo-os a 15% no mês passado, bem abaixo da inflação de quase 20%.

Na última sessão, o dólar à vista caiu 0,21%, a 5,6594 reais na venda.

Nesta quinta, os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA saem pela manhã, mas o mais aguardado da semana será o Payroll, que poderá mostrar se a força de trabalho da maior economia global está reagindo. As expectativas em recuperação econômica estão altas, mas os dados macro vêm somando maiores preocupações de curto prazo.

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia avaliou nesta quinta-feira (2) que mais importante que o número do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre é a sua qualidade, defendendo que um cenário pessimista da atividade econômica é “pouco provável” em função dos dados positivos do mercado de trabalho.

Os setores de semicondutores e serviços públicos ganharam cerca de 2,5% cada, enquanto as mineradoras de carvão saltaram 4,5%.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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