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O Banco Central, por fim, deu início ao aguardado ciclo de alívio. Na quinta reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2023, realizada terça-feira passada, a taxa básica de juros da economia foi reduzida pela primeira vez em três anos. A magnitude do corte era esperada em certa medida, mas não a principal aposta dos agentes financeiros. A taxa caiu 0,50 ponto percentual, para 13,25% ao ano.

“O recado do mercado está dado. A bolsa sobe, a curva inclina um pouco, o que é normal. Isso porque, o BC foi um pouco mais agressivo no momento onde as expectativas de inflação ainda estão desancoradas. Só que o dólar está dando o recado, alta de 1,30%, que nada mais é do que o gringo avisando: ‘vai acabar o prêmio aqui, então eu vou buscar em outro lugar’.”

Foto: Envato MarketOs índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta sexta-feira (4), com os investidores na expectativa para os dados do relatório de emprego mais importante, o payroll, após uma semana difícil para o mercado norte-americano. O consenso aponta para a criação de 200 mil postos de trabalho em julho, enquanto a taxa de desemprego deve se manter estável em 3,6%.

Por outro lado, os segmentos de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,0%) e máquinas e equipamentos (-4,5%) exerceram os principais impactos em junho de 2023.

Nesse sentido, pode ser natural que muitos se façam a seguinte pergunta: se a inflação nos Estados Unidos já está caindo, por que ainda não estamos discutindo redução da taxa de juros? Pelo contrário, os formuladores de política indicam que devem deixar a taxa elevada por um período mais longo e, adicionalmente, ainda existe dúvida se de fato a próxima elevação de juros será de fato a última do ciclo.

Já no Brasil, teve a divulgação do Índice de Gerente de Compras (PMI) composto, que apresentou uma queda para 49,6 em julho, ante 51,5 registrado no mês anterior, de acordo com o S&P Global nesta quinta-feira (3). Com isso, o indicador ficou abaixo da marca de 50 pontos, que indica retração, pela primeira vez em cinco meses. Já o PMI de serviços, por sua vez, passou de 53,3 em junho para 50,2 em julho. “Algumas empresas indicaram melhoria nas vendas, enquanto outras observaram uma redução na demanda por seus serviços”, disse o S&P Global, em relatório.

Agenda econômica8h –Brasil: Confiança da Indústria (Julho)8h30 –Brasil: Estoque das Operações de Crédito (Junho)9h –Brasil: Índice de Preços ao Produtor (Junho)9h15 –Zona do Euro: Decisão de Política Monetária9h30 –EUA: Produto Interno Bruto (2T23)9h30 –EUA: Pedidos de Bens Duráveis (Junho)9h30 –EUA: Pedidos de Seguro-Desemprego9h45 –Zona do Euro: Discurso da presidente do BCE, Christine Lagarde14h –Brasil: Evolução de Empregos – Novo Caged (Junho)20h30 –Japão: Índice de Preços ao Consumidor (Julho)25/07/2019Nesta quarta-feira (26), o dia será agitado para os investidores, que contam com novos indicadores, resultados corporativos e a decisão de política monetária do Federal Reserve. É praticamente unânime que o BC norte-americano promoverá um aumento de 0,25 ponto percentual nos juros, levando a taxa para o intervalo entre 5,25% e 5,50%.

A Europa tem sido a grande perdedora deste conflito. Sofre, na economia, pelo aumento crescente da energia e – com a continuidade da guerra no inverno que logo se aproxima – verá a situação econômica deteriorar ainda mais. Deu-se, ainda, conta de sua incapacidade de defesa, da absoluta dependência dos Estados Unidos quanto à sua proteção (e agora da energia), dos erros cometidos nos programas de energia ao abandonar o uso da energia nuclear em muitos países, e da falta de compreensão da reconfiguração do poder global. Ao adotar a retórica anti-China, a Europa corre o perigo de restringir acesso àquele que paulatinamente se tem transformado no maior mercado consumidor global. E – o mais importante – um mercado sedento por consumir marcas europeias.

A temporada de balanços segue por aqui, com o mercado repercutindo os números divulgados na véspera e os resultados da Gol (GOLL4), antes da abertura do mercado. Após o fechamento do pregão, a Vale (VALE3) auncia os lucros do segundo trimestre de 2023.

No últimoRelatório de Inflação, divulgado no fim de junho pelo Banco Central, a autoridade monetária reconhece a possibilidade de leve estouro da meta de inflação neste ano. No documento,a estimativa é que o IPCA atingirá 5% em 2023. O próximo relatório será divulgado no fim de setembro.

Antes da criação da Vórtx, o executivo aponta que existia muita dificuldade e burocracia para as operações envolvendo crédito no país. “O caminho para que o dinheiro saísse do investidor e chegasse no tomador parecia uma tubulação da década de 1920 [se referindo ao procedimento arcaico]. Achávamos que se conseguíssemos simplificar isso com tecnologia, teríamos mais dinheiro circulando –e mais barato”, afirma.

O núcleo da inflação, sem os componentes mais voláteis de energia e alimentos não processados, mostrou-se mais persistente e se manteve em 5,5% em junho na base anual, levemente acima das estimativas de 5,4% do mercado.

Cenário corporativoBB Seguridade (BBSE3) – A companhia reportou lucro líquido de R$ 1,841 bilhão no segundo trimestre deste ano, um aumento de 30,9% em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa também comunicou a distribuição de dividendos intercalares, referentes ao resultado do primeiro semestre deste ano. O valor total será de aproximadamente R$ 3,2 bilhões, ou R$ 1,60763676191 por ação. Os dividendos serão pagos no dia 28 de agosto de 2023 e terão como base a posição acionária de 16 de agosto de 2023, sendo as ações negociadas ex-dividendos a partir de 17 de agosto de 2023.

Grau de especulaçãoFitchS&PMoody’sSignificadoBBBBBaGrau especulativoBBBGrau especulativo altoCCCCCC–Risco de crédito elevadoCCCCCaaRisco de crédito muito elevadoCCCaPróximo do caloteRD––Calote restritoDDCCaloteFonte: Fitch, S&P e Moody’sAs categorias de especulação carregam um certo grau de incerteza e vulnerabilidade em um potencial calote. A Argentina, por exemplo, chegou a atingir o patamar “C” este ano, mas foi elevada para “CC” em junho pelo Fitch, após o país não ter iniciado o processo de calote.

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Prefeitura de Jardim de Angicos
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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