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IndicadoresNos EUA, o Bureau of Labor Statistics divulgou o relatório de empregos, o payroll, e mostrou a criação de 187 mil empregos não agrícolas em julho, ficando abaixo das estimativas do mercado, que rondavam em 200 mil. Além disso, a taxa de desemprego caiu para 3,5%, abaixo do consenso dos investidores de estabilidade em 3,6% no período.

Além disso, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) apresentou uma queda de 2,72% em junho em relação ao mês anterior, quinto resultado negativo consecutivo, conforme mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A baixa foi maior do que a variação de -1,81% esperada pelo mercado. O acumulado no ano foi de -6,46%, o menor para um mês de junho desde o início da série histórica, em 2014. O acumulado em 12 meses ficou em -12,37%, a maior queda da série histórica para esse indicador, enquanto o índice subiu 1,01% na relação com junho de 2022.

O RefTOP também alavancou outros resultados importantes, como por exemplo, o aumento da confiabilidade das unidades que tem permitido operar os ativos de Refino com elevados fatores de utilização e garantir uma oferta de derivados mais aderente à demanda do mercado. Outra marca importante foi o aumento da capacidade de processamento de pré-sal nas refinarias, que atingiu o patamar histórico de 72% em junho de 2023.

EuropaOs mercados europeus caem em bloco nesta manhã, com os investidores navegando em uma semana movimentada de resultados corporativos e sentimentos globais. Além disso, pesa nos índices a revisão da Fitch na classificação de crédito dos Estados Unidos, apontando para “deterioração fiscal esperada nos próximos três anos”.

IndicadoresNo Brasil, O Boletim Focus, levantamento do Banco Central que reúne as projeções do mercado sobre os principais dados econômicos brasileiros, mostrou uma revisão para baixo da taxa básica de juros de 2023 até 2025. Além disso, o mercado voltou a reduzir as estimativas do câmbio deste ano. Os economistas projetaram que a taxa Selic deve terminar 2023 em 11,75%, uma queda de 0,25 ponto percentual em relação ao levantamento anterior. Para 2024, a estimativa para a taxa básica de juros foi de 9,25% para 9,00%, enquanto a projeção de 2025 foi para 8,50%, de 8,75% da semana passada.

Foto: UnsplashO Bureau of Labor Statistics divulgou nesta sexta-feira (4) o relatório de empregos, o payroll, e mostrou a criação de 187 mil empregos não agrícolas em julho, ficando abaixo das estimativas do mercado, que rondavam em 200 mil.

Mas calma, não precisa correr para as montanhas! A IA vai tomar conta das tarefaschatinhas e repetitivas, enquanto nós, humanos incríveis, ficaremos com os trabalhos maiscriativos e estratégicos. Nada de ficar preso a planilhas sem fim, graças à tecnologia!

O economista também lembrou que o instrumento de juros não é o suficiente para gerar aumento da economia brasileira: “A taxa de juros não vai gerar crescimento. Não é a taxa de juros de curto prazo que vai gerar crescimento. Se o Banco Central erra na condução da taxa de juros e a inflação fica mais alta, a gente sabe o custo que isso tem para o país (…) Não vai ser a Selic que vai fazer o Brasil voltar a crescer”.

O mais importante é que os ganhos sempre superem as perdas e que tudo que você faça durante suas operações esteja previsto anteriormente.

NoBrasil, ataxa de desempregodo trimestre de abril a junho de 2023 ficou em 8,0%, recuou 0,8 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre encerrado em março de 2023 (8,8%) e caiu 1,3 p.p. ante o mesmo período do ano anterior (9,3%), de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a menor taxa para um trimestre móvel encerrado em junho desde 2014.

Fonte: Imagens do site de RI da IraniO resultado financeiro do 2t23 ficou positivo em R$ 36,9 milhões, lembrando que o não-recorrente de créditos de PIS e COFINS afetou de forma positivo em R$ 62,8 milhões.

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Prefeitura de Jardim de Angicos
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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